Escola Nova

Porque as crianças são por natureza

imaginativas, curiosas, ajudadoras, brincalhonas e artísticas

consideramos que o concelho de Alcobaça e as suas crianças merecem uma escola em que diariamente

a imaginação, a curiosidade, a entreajuda, a brincadeira e a arte das crianças

sejam componentes no processo de aprendizagem.

Apoiamos uma escola diferente – uma escola nova.

Os nossos pais, e outras pessoas de Alcobaça, colocaram-nos um desafio: alargarmos o nosso modelo de ensino ao primeiro ciclo. Alcobaça (e qualquer comunidade) precisa de vários modelos educativos, porque as crianças não são todas iguais, nem aprendem todas da mesma forma.

Preparámos um projecto educativo, analisámos o custo do serviço, a possibilidade de alargamento do projecto a outras crianças e a outros níveis de ensino… e devolvemos a questão aos pais: será melhor a Fundação abrir uma escola privada, ou apoiar e incentivar a transformação da escola pública?

Os pais aceitaram o desafio, que rapidamente foi alargado ao Agrupamento de Escolas de Cister, a alguns dos seus professores e à entidade parceira das AEC. Em conjunto desenhámos uma escola diferente, na qual os pais e a comunidade têm um papel activo, os professores têm mais autonomia pedagógica, as crianças aprendem melhor – e todos são mais felizes e realizados.

Este projecto teve início em Setembro de 2016, na escola EB1/JI Carvalhal de Aljubarrota. Leia o nosso artigo.

Em 2018, pudemos apoiar a associação de pais da EB1/JI do Areeiro (Évora de Alcobaça).

Estamos prontos a cooperar com pais, professores, Agrupamentos de Escolas e outras partes interessadas em nome de uma educação cada vez melhor – seja pública, privada ou social. Tem ideias? Contacte-nos.